Vida saudável na gestação e lactação

Ao longo dos últimos 150 anos ocorreram alterações significativas no ciclo de vida da mulher. A diminuição da idade média para o estabelecimento da menarca aparentemente estabilizou-se em torno de 12 anos, já a idade média da menopausa é maior que 50. Consequentemente, a faixa do potencial reprodutivo da mulher foi ampliada em 40 anos, para uma expectativa de vida de 75 anos para as mulheres. A maioria da disponibilidade e da qualidade dos cuidados pré-natal e obstétrico tem produzido uma tendência descendente na mortalidade perinatal e de lactentes.

Sendo assim, a avaliação do estado nutricional atual do pré-natal tem por objetivos:
– Para a mãe: estar livre de complicações e de doenças intercorrentes durante a gravidez e no pós-parto, além do retorno ao estado saudável anterior à gestação.
– Para a lactente: um bebê perfeitamente desenvolvido com idade gestacional e peso ao nascer adequados, livre de anormalidades e capaz de desenvolver-se no ambiente externo.

Estilo de vida

Na gestação, são componentes importantes de um estilo de vida saudável:
Ganho de peso apropriado, atividade física específica, dieta equilibrada, suplementação de vitaminas e minerais, evitar álcool, tabaco e substâncias nocivas à saúde, além de ingerir alimentos seguros sob o ponto de vista microbiológico. Para reduzir o risco de contaminação alimentar, é importante que a gestante tenha adequada higiene pessoal, principalmente das mãos. Comer carnes, peixes e aves cozidos e evitar o uso de alimentos não pasteurizados, assim como, higienizar corretamente vegetais e frutas.

Ganho de peso na gestação

Existem evidências de que o ganho de peso na gestação, o padrão do ganho de peso e o ganho de peso total relacionado à gestação são fatores importantes e determinantes no peso da criança. É importante ressaltar que peso ao nascimento tem impacto direto na mortalidade e morbidade, afetando também a vida adulta, ou seja, o peso ao nascer pode influenciar futuros riscos de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Referência bibliográfica

1. Scholl, TO. Maternal nutrition before and during pregnancy. Nestle Nutr Workshop Ser Pediatr Program 2008; 61:79.

 2. McGanity et all. Nutrição Materna. IN: Shils, at all, tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 1º Ed. São Paulo, 2003.

Ana Lúcia Salgado Potenza, nutricionista

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700