Vida em equilíbrio

Lazer, trabalho e atividade física. É importante saber conciliar essas tarefas do dia-a-dia. Pessoas que colocam sua energia apenas em um foco, por exemplo, no trabalho, podem comprometer seu bem-estar.


Vida em equilíbrio

Sair tarde da empresa e levar serviço para casa são atitudes a serem repensadas. Saiba que o sucesso profissional e a saúde podem caminhar juntos e em harmonia. “Deve existir um equilíbrio entre as funções do cotidiano. Saúde é saber dividir bem as rotinas”, alerta a dra. Raquel O. Conceição, médica responsável pelo Checkup da Unidade Einstein Jardins.

Em 2005, a equipe do Centro de Medicina Preventiva do Einsteincoordenou estudos sobre a saúde do executivo. Foi constatado que funcionários de grandes empresas apresentam mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares do que outras pessoas da mesma idade. Ao todo, executivos realizaram os testes e constatou-se que quanto mais alto o cargo, maiores os riscos para a saúde. Presidentes e vice-presidentes têm 6,67% mais chance de desenvolver problemas cardiovasculares, enquanto diretores têm 5,97%, e gerentes, 3,28%, apontou a pesquisa.

As razões: as longas jornadas de trabalho, o estresse, o sedentarismo e a má alimentação. Outra pesquisa, realizada pela Universidade da Califórnia (USA) e publicada em 2008 na revista da Associação Americana de Psicologia, aponta que pessoas disciplinadas e organizadas vivem mais que as impulsivas. O estudo mostra que esse grupo bebe e fuma menos, controla melhor o estresse e consegue administrar melhor as atividades da vida.

“Quando se fala em saúde, temos de ir além dos problemas físicos já existentes. Precisamos pensar em prevenção e qualidade de vida”, afirma a dra. Raquel. Isso significa investir também em momentos de prazer, seja lendo um bom livro, viajando com a família, encontrando amigos ou dedicando-se a um esporte ou hobby. Essas boas sensações refletem, e muito, no bom funcionamento do corpo.

Cientes da rotina agitada, muitas empresas já se preocupam com a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Há companhias que disponibilizam aos funcionários espaços de lazer, academias para incentivar a atividade física e até salões de beleza. Segundo a dra. Raquel, é importante equilibrar o uso dos benefícios. “É bom sair, frequentar outros locais, para conviver com pessoas diferentes das do ambiente de trabalho”, aconselha a especialista.

Quando se fala em saúde, temos de ir além dos problemas físicos já existentes. Precisamos pensar em prevenção e qualidade de vida

Dicas para equilibrar a rotina

Atitudes simples podem melhorar – e muito – a qualidade de vida. Basta para isso ter o compromisso consigo mesmo de mudar a rotina.

Confira as sugestões da dra. Raquel O. Conceição.

  • Seja flexível.
  • Reserve algum momento da semana para fazer o que gosta.
  • Saiba comunicar seus sentimentos e opiniões.
  • Pense sempre em seu bem-estar.
  • Leve a vida mais tranquilamente.
  • Construa uma rede de relacionamentos.
  • Priorize seus objetivos e metas.
  • Pratique algum esporte, pelo menos por 30 minutos ao dia, que é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • Faça seu horário de almoço com calma e coma alimentos saudáveis.

Além de investir em atitudes que melhorem o cotidiano, vale reservar um tempo para a prevenção de doenças. A partir dos 40 anos, mulheres e homens devem realizar anualmente um checkup para avaliar as condições gerais do organismo.

O paciente precisa passar por uma consulta para que o médico avalie sua rotina de vida e seu histórico familiar e trace um plano individual de exames diagnósticos. Muitas empresas têm um programa que incentiva seus funcionários a passar anualmente por uma avaliação de saúde.

A unidade de Checkup do Einstein está desenvolvendo para 2009 um símbolo de reconhecimento para empresas que têm ações visando à qualidade de vida no trabalho. “Vamos lançar um selo de qualidade que servirá como mapeamento dessas iniciativas empresariais”, explica a dra. Raquel. Além disso, o Centro de Medicina Preventiva tem o papel de ensinar, tanto a empresas quanto a empregados, como alcançar essa qualidade de vida dentro do ambiente profissional. Mas a primeira atitude, o passo inicial para a mudança, deve partir de você.

Publicada em fevereiro/2009

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700