Vacina Contra HPV – Dúvidas frequentes

07.- Quantos tipos de vírus HPV existem?

HPV é o nome de um grupo que inclui mais de 100 tipos de vírus. Alguns apresentam potencial cancerígeno maior do que outros.

02.- Há vacina contra o HPV disponível no mercado?

A vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e disponível no mercado, contra os HPV 6, 11, 16 e 18, chama-se Gardasil. 
A vacina contra os HPV 16 e 18, chamada Cervarix, foi submetida à aprovação da Anvisa e aguarda registro.

03.- A vacina oferece cobertura para todos os tipos?

Não. A vacina aprovada para uso no Brasil protege contra os tipos mais comuns, ou seja, HPV 6 e 11 (não-oncogênicos) e HPV 16 e 18 (oncogênicos).

04.- A vacina tem algum efeito adverso?

O efeito adverso mais comum é dor no local da injeção. A pessoa pode apresentar também dor de cabeça e uma febrícula nas primeiras 48 horas.

06.- Qualquer pessoa pode ser vacinada?

A vacina foi inicialmente aprovada para aplicação em meninas na faixa etária entre 9 e 26 anos. Como os estudos demonstraram melhores índices de proteção na população que não foi previamente infectada pelo HPV, as principais beneficiadas com a vacinação são as meninas que ainda não iniciaram ou estão no início da sua atividade sexual. No entanto, outras mulheres também podem utilizar a vacina.

01.- Quantos tipos de vírus HPV existem?

Existem cerca de 100 tipos diferentes de HPV, dos quais aproximadamente 35 infectam genitais e ânus. Desses, aproximadamente 15 são considerados oncogênicos, isto é, relacionados ao câncer do colo do útero.

05.- Depois da tomar a vacina, não preciso mais realizar o exame preventivo?

Os exames preventivos devem ser realizados normalmente, pois a vacina não protege contra todos os tipos de HPV.

08.- Quem pode participar dos testes?

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein recrutou, em 2003, um grupo de voluntárias para participar dos testes. Todos os estudos, sejam eles para testar novos medicamentos ou não, possuem critérios de inclusão ou exclusão de voluntários.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700