Qualidade

qualidade1O Controle da Qualidade é um componente do Sistema de Controle da Qualidade, que pode ser definido como toda ação   sistemática necessária para dar confiança aos serviços de laboratório a fim de atender as necessidades de saúde do paciente.

 

O Controle da Qualidade Analítico é uma importante ferramenta empregada nos Laboratórios Clínicos para validar os processos inseridos na fase analítica do fluxo de produção de seus resultados. Os resultados, na forma de laudos, obtidos na fase analítica representam os produtos do laboratório clínico, que serão entregues aos pacientes ou encaminhados aos médicos solicitantes.

 

O Laboratório Central trabalha para assegurar a qualidade de seus produtos (laudos) para que os clínicos  possam  utilizá-los como uma ferramenta de auxílio ao diagnóstico seguro de uma determinada patologia.

 

Para monitorar e avaliar o desempenho dos processos analíticos do Laboratório Central os profissionais da garantia da qualidade  empregam e monitoram diversos controles na rotina laboratorial tais como: CONTROLE INTERNO – realizados diariamente em todos os procedimentos e CONTROLE EXTERNO – realizados mensalmente em todos os exames processados  no Laboratório Central.

 

 

O LABORATORIO CENTRAL é o único laboratório de análises clínicas de Divinópolis e região a possuir certificado ISO 9001:2008: (Norma que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aos regulamentares legais, e objetiva aumentar a satisfação do cliente). O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou. Uma organização certificada sob a ISO 9001 oferece uma garantia de seu compromisso com a qualidade e é um indicador que lhe permite mediar a melhoria contínua do desenvolvimento do negócio.

 

O LABORATÓRIO CENTRAL participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Analises Clinicas (SBAC), onde a mais de 18 anos participando sempre conseguiu a Avaliação “Excelente”. Este controle significa que a SBAC envia mensalmente ao Laboratório Central uma amostra “cega” de todos exames que realizamos, posteriormente o Laboratório Central envia os resultados destes exame a SBAC para avaliação da qualidade dos serviços prestados pelo Laboratório, dando assim segurança e tranqüilidade para seus pacientes.

 

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