Qual a quantidade de água que se deve beber?

Acredita-se que todos os adultos precisam beber cerca de 2 litros de água por dia. No entanto, este não é o número exato que todas as pessoas precisam porque a quantidade ideal varia de acordo com o peso da pessoa e também com outros fatores como vida ativa ou sedentária e estação do ano, uma vez que no verão, por causa do suor, é preciso ingerir mais água.

A forma mais correta de saber a quantidade ideal de água que cada pessoa realmente precisa deve ser calculada de acordo com o peso de cada pessoa. Veja na tabela a seguir.

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Pessoas que praticam atividade física precisam tomar ainda mais de cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante o treino.

Não se deve ser mais água do que a quantidade ideal para você porque o consumo de água em excesso faz mal, especialmente em casos de insuficiência renal ou retenção de líquidos porque pode prejudicar o funcionamento dos rins. Saiba a quantidade ideal nestes casos aqui. 

A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não é necessário esperar ter sede para beber água. Outros sinais de desidratação são boca seca e urina amarela-escuro e com cheiro forte. Caso o indivíduo apresente estes sintomas, é recomendado beber água, soro fisiológico, soro caseiro ou água de coco e se os sintomas persistirem, é aconselhada uma consulta médica.

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Porque se deve beber água todos os dias

Beber água ajuda a emagrecer, tratar o intestino preso e melhorar a qualidade da pele. Além disso, a água é muito importante para o metabolismo porque todas as reações químicas do organismo precisam de água, assim como a produção de enzimas e saliva para digestão.

Beber água em jejum faz bem porque ela estimula o sistema gastrointestinal após um longo período de jejum, melhorando o funcionamento dos intestinos.

A água é vital para o controle da temperatura corporal, digestão, circulação sanguínea e a formação de urina. Apesar dos sucos, sopas e frutas conterem água, é muito importante beber água na sua forma natural, pois o corpo perde água ao respirarmos, pelas fezes, suor e pela urina.

Fonte: Tua Saúde

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