Quais as principais causas de doença renal crônica?

– Diabetes, caracterizada pela elevação do açúcar no sangue, é a principal causa de doença renal crônica nos paises desenvolvidos. A doença renal crônica acomete cerca de 30% dos diabéticos, após 10 a 15 anos do diagnóstico.
– Hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é a principal causa de doença renal crônica no Brasil. Os níveis elevados de pressão arterial causam um estreitamento dos vasos dos rins e os néfrons são destruídos progressivamente por falta de irrigação.
– Inflamações dos rins, que são as glomerulonefrites. Nestas situações os néfrons ficam inflamados por mecanismos imunológicos e depois da inflamação vem a fibrose (cicatrização), com perda do número de néfrons.
– Infecções dos rins, chamada de pielonefrites. Existe a infecção da bexiga urinária, muito comum em mulheres que se caracteriza por dor durante a eliminação de urina, vontade constante de urinar. Esta situação é chamada cistite e não prejudica os rins. Quando a infecção atinge os rins (pielonefrites), o paciente apresenta febre, calafrios e dores nas costas e então ocorre lesão dos rins com perda de massa renal.
– Cálculos renais, quando repetidos podem obstruir as vias urinárias e lesar os rins.
– Rins Policísticos. É uma doença genética, onde os rins são substituídos por enormes cistos.


2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700