PSA

O que é PSA ?
O PSA consiste na abreviação de antígeno prostático específico do inglês “Prostatic Specific Antigen”. Trata-se de uma  glicoproteína produzida pelas células da glândula prostática.

Para que serve?
A principal utilidade do PSA , quando aumentado, consiste na diferenciação entre patologias benignas e malignas da próstata e monitoramento de recorrência da doença.

Quem deve realizar?
Normalmente a sua determinação no sangue é indicada a partir dos 50 anos, porém, à critério
do médico assistente, sua dosagem poderá estar indicada mais precocemente.

Para que serve a relação entre PSA Livre e  PSA Total ?
Condições benignas tendem a aumentar mais a forma livre (forma não ligada às proteínas) do PSA enquanto que neoplasias (câncer) tendem a aumentar mais a forma ligada às proteínas. Daí quanto maior a relação PSA Livre/PSA Total maior a chance de benignidade.

Um aumento do PSA significa câncer de próstata?
Não necessariamente. O PSA pode estar elevado em várias outras situações clínicas tais como: hiperplasia prostática, infarto prostático, prostatites (inflamações e infecções da próstata), etc. Desta forma um aumento do PSA deve ser analisado com muito critério, levando se em consideração
o histórico e o exame físico do paciente.

Quais outras situações podem influenciar na determinação do PSA?
Manipulação cirúrgica da próstata, toque retal, ultra-sonografia trans-retal, retenção aguda de urina, biópsia de próstata, cateterismo vesical, etc.

Há algum preparo para o exame?
Sim, a relação sexual deve ser evitada 24 horas antes da determinação do PSA, o toque retal assim como o cateterismo vesical devem ser evitados 48 horas antes e a ultra-sonografia trans-retal deve ser evitada nos 7 dias que precedem o exame . A critério do médico assistente o PSA poderá, entretanto, ser dosado à despeito destes procedimentos.

Posso andar de bicicleta ou andar a cavalo antes do exame?
Apesar de popularmente termos a idéia de que tais atividades interfiram na determinação do PSA, não existe comprovação na literatura de que isto realmente aconteça. Por este motivo só desaconselhamos andar de bicicleta ou praticar equitação no dia do exame.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700