Outubro Rosa: Como Plantar o Ipê Rosa (passo a passo)

 

dsc01087_compressed

 

  1. Quebrando a dormência:

Antes de tudo, você deverá quebrar a dormência das sementes de Ipê, para isso, basta pegá-las e coloca-las em um jarro de água mineral, de chuva ou de mina, (ATENÇÃO:) se for usar água da cidade, coloque a água para descansar por no mínimo 10 horas antes de mergulhar as sementes nela.

As sementes devem ficar na água por 48 horas, para encharcar e após faça o plantio. 
Como as sementes são leves, para que elas possam emergir, embrulhe ou coloque uma folha de papel toalha sob elas.

dsc0140811             dsc0141111

 

  1. Preparando a terra: 

Em uma garrafa pet, bacia ou recipiente com furos, misture:

– esterco curtido de vaca;

– húmus de minhoca e

–  terra vegetal.

Mexa bem e coloque no recipientes/saquinhos. Regue por três dias consecutivos durante várias vezes ao dia para curtir a terra.

Se não tiver os ingredientes, plante na areia lavada mesmo ou use somente a terra vegetal, elas também nascerão. No caso da areia coloque uma fina camada  por cima das sementes, cerca de meio centímetro de espessura, regue bem… em até 8 dias todas elas já terão nascido.

dsc01420_compressed dsc01419_compressed

  1. Pondo as sementes para germinar: 

Após a terra já curtida, coloque de uma semente em cada recipiente/ ou buraquinho, mais que isso estará perdendo sementes, porque elas costumam germinar mais de 90%.

Ao nascer regue diariamente até que a planta atinja 10 cm.

dsc01580_compressed

 

  1. Replantio: 

O replantio definitivo deve ocorrer quando a muda estiver com 30cm ou mais,  se quiser replantar com ela maior aconselhamos um saquinho, vaso ou adorno que seja fundo, com mais de 40cm de profundidade, para não enrolar a raiz da planta. É possível fazer replantio com até 1,50 de altura ou mais, desde que a raiz esteja bem acomodada no adorno.

ATENÇÃO: O Ipê possui um Pião central e algumas raízes secundárias, o que dá sustentação a ele é o pião, na hora de replantar de saquinhos ou tubétes cuidado para não abalar a raiz, procure retirar com todo torrão e fazer a rega correta assim que plantar e durante os primeiros dias de vida dele no solo definitivo, costumo não regar somente 7 dias, faço a rega por mais de 15 dias diretos no mesmo horário e só planto depois de uma boa chuva, assim as mudas se desenvolvem melhor.

 

 – Para o plantio de mudas grandes (maior que 1,5m) em solos diretos, escolha um dos seguintes métodos:

1) Quando a muda é grande com mais de 1,50 de altura, na hora do plantio, já com solo devidamente corregido, costumamos retirar 10 litros de terra do próprio solo, junto de 150 gramas de NPK 4-14-8, não utilize muito, mexa bem para que o adubo não fique em um só lugar e então já pode plantar. Não esqueça da rega de no mínimo 7 dias.

2) Quando a muda é grande com mais de 1,50 de altura, utilizamos 10 litros de terra do próprio solo do local onde a planta será replantada, mais 5 litros esterco de vaca curtido, mais 5 litros de folhas secas de árvores, misture tudo muito bem, depois retire a planta do saco ou vaso e coloque no local fixo, colocando essa terra em volta, em seguida regue com 10 litros de água, faça essa mesma rega por no mínimo 7 dias seguidos, se o plantio ocorrer no período seco do ano, indicamos então que a rega ocorra por mais tempo, de preferência até a primeira chuva.

IMPORTANTE: A rega de qualquer planta, só deve ocorrer antes das 9h00 da manhã ou após às 17h00 da tarda para não “machucar” as raízes da planta e também para haver uma maior absorção ad água pela planta.

OBSERVAÇÃO: O Ipê é uma planta Brasileira e pode ser plantada em qualquer região do país, visto que seja um dos Ipês Brasileiros, já o Ipê de Jardim em alguns lugares considera-se praga.

 

 

  1. Distância média entre os pés de Ipês:

A distância de plantio não é pequena segue-se a regra:

  • Ipê Roxo, 7 metros distância.
  • Ipê Rosa, 6 metros distância.
  • Ipê Amarelo, 5 metros distância.
  • Ipê Branco, 5 metros distância.

Por este motivo é mais comum plantar Ipês Brancos ou Amarelo em cidades, porque eles não desenvolvem muito rápido e ficam menores. Salvo alguns que resolvem crescer demais por conta própria.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700