Homens: Como se cuidar

Veja as principais dicas de como se cuidar 

Câncer de Próstata

O câncer de próstata pode atingir homens de qualquer idade, mas a sua incidência aumenta a partir dos 50 anos. Histórico familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral, herança genética, hábitos alimentares e estilo de vida como fatores de risco importantes em algumas famílias devem ser determinados individualmente .

Exames preventivos

O diagnóstico do câncer de próstata deve ser feito a partir dos 45 anos, na maioria dos casos, por meio da combinação de dois exames: o exame clínico (toque retal) anualmente e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês). Em alguns casos, a ultra-sonografia pélvica e a biópsia prostática transretal podem ser indicadas também.

Hábitos alimentares (como dieta rica em gordura animal) podem estar relacionados com maior incidência da doença , por exemplo.

Câncer de pulmão

Qual é o risco?

Indivíduos que fumam são os mais afetados por esse tipo de câncer. Segundo dados do  Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer que mais afeta aos homens brasileiros.

A ação mais eficaz contra o câncer de pulmão é parar de fumar.

Você sabia que…

O cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas das quais cerca de 60 são cancerígenas. Deixar de fumar é uma decisão extremamente difícil, mas muito necessária para a qualidade de sua vida e bem estar.

Câncer de Intestino ou Colorretal

Ainda hoje não se sabe ao certo as principais razões para o câncer de intestino (colo retal). Entretanto, inúmeros estudos vêm demonstrando que os seguintes fatores de risco aumentam as chances de uma pessoa desenvolver este tipo de câncer, são eles:

Idade avançada – Esse tipo de câncer tem maior possibilidade de ocorrer à medida que as pessoas envelhecem. No entanto, o câncer de intestino pode ocorrer em indivíduos com menos de 50 anos.

Má alimentação – O câncer colorretal está diretamente relacionado à alimentação. Dietas com alto teor de gordura e com baixa quantidade de fibra podem desempenhar grande papel no desenvolvimento da doença

Pessoas com histórico familiar de câncer colo retal em parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmão) com menos de 60 anos ou em 2 parentes ( ou mais) de primeiro grau , pólipos adenomatosos no intestino e reto, doenças inflamatórias intestinais(doença de Crohn ou colite ulcerativa) são mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer.

O que eu posso fazer para diagnosticar a doença?

Abaixo selecionamos alguns dos principais exames para o diagnóstico da doença:

Sangue oculto das fezes – A partir dos 50 anos de idade, anualmente Colonoscopia – A partir dos 50 anos, anualmente

Câncer de pele

Câncer de pele é o primeiro tipo de câncer que mais afeta homens e mulheres no Brasil. Na maioria das vezes, o câncer de pele (não melanoma) apresenta-se em indivíduos com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele.

Todas as pessoas podem desenvolver câncer de pele, mas algumas têm este risco aumentado, por que:

•   Trabalham ao ar livre.
•   Têm pele e olhos claros.
•   Queimam-se facilmente com formação de bolhas.
•   Tem antecedentes de câncer de pele na família.
Fonte: Oncoguia
2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700