Fezes

O resultado de um exame parasitológico de fezes pode ser negativo mesmo eu tendo todos os sintomas de alguma verminose?
Nem sempre o parasito, seja protozoário (ameba, giárdia, etc) ou helminto (ascaris, taenia, etc), libera cistos, ovos ou larvas. Estes parasitos têm um ciclo de reprodução, sendo que a liberação de cistos, ovos e larvas não é sistemática, sendo dependente deste ciclo e de forma intermitente.  

Quanto tempo após a coleta das fezes eu posso entregar a amostra para o exame parasitológico?
Estando coberta pelo líquido conservante (MIF), a amostra pode ser entregue em até 10 dias. Não é necessário manter o frasco sob refrigeração.

Meu intestino não funciona diariamente, posso usar laxantes para colher a amostra?
Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.

Fiz um exame de Raio-X com Contraste por via oral. Posso colher as fezes para o exame parasitológico em seguida?
Deve-se aguardar 3 (três) dias após a ingestão do contraste para realizar a coleta das fezes.

O líquido contido no frasco derramou, posso coletar as fezes assim mesmo?
O líquido conservante mantém as formas císticas e ovos dos parasitos, portanto, se houver perda, deve-se utilizar novo frasco contendo o volume correto do líquido.

Posso colher as fezes estando menstruada?
Sim, no entanto deve-se tomar todo o cuidado necessário para que o sangue não se misture com as fezes. Se a coleta for efetuada com atenção, a menstruação não impedirá que o resultado do exame parasitológico de fezes seja confiável. Se o exame for pesquisa de sangue oculto nas fezes, a amostra não deverá ser colhida durante o período menstrual.

Há algum problema se as fezes forem  contaminadas com urina durante a coleta?
Sim. É muito importante evitar o contato das fezes com a urina pois a sua presença acelera a fermentação bacteriana, prejudicando a conservação da amostra.

Como é o procedimento para a coleta de fezes?
São necessárias fezes frescas coletadas no frasco plástico. No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a 5 colheres plásticas fornecidas com o frasco de coleta. Se as fezes estiverem liqüefeitas, pelo menos 10 mL deverão ser fornecidos ao laboratório para análise. As fezes deverão ser coletadas originalmente num recipiente limpo e a seguir transferidas para o frasco coletor com o líquido conservante.

Por que são necessárias 3 (três) coletas de amostras para o exame com conservante?
Um número maior de amostras aumenta a possibilidade de se encontrar o parasito ou seus cistos, ovos ou larvas. Mas, é importante que se colete uma pequena amostra a cada dia e que as três amostras não ultrapassem o líquido.

Meu intestino não funciona diariamente, como faço para coletar as amostras para o exame com conservante?
Não há a necessidade das amostras serem coletadas em dias consecutivos, podendo ser em dias alternados ou de acordo com seu ritmo intestinal.

Por que fazer dieta para exame de sangue oculto?
Porque, dependendo da metodologia usada, algumas substâncias contidas em alguns alimentos, suplementos ou medicamentos podem apresentar componentes químicos parecidos com o sangue, e assim resultar em reação “cruzada”, levando a um resultado falso positivo.
A pesquisa de sangue oculto, independentemente do método utilizado, não deve ser realizada em pacientes com sangramento menstrual, hemorróidas ou sangramento gengival.

Então o que eu posso comer para realizar a pesquisa de sangue oculto?
Todos os alimentos contidos na seguinte lista devem ser evitados nos três dias que antecedem a coleta do material:
Carne vermelha (carne de vaca ou de porco) ou derivados como caldos, extratos e molhos. Vegetais e frutas: nabo, rabanete, brócolis, couve-flor, cogumelo, alcachofra, maça, laranja, banana, beterraba, uvas, acerola e limão. Feijões. Gema de ovo. Bebidas alcoólicas.
Medicamentos a base de ferro, vitaminas, drogas anti-inflamatórias e aspirina devem ser preferencialmente evitados, porém o médico assistente deverá sempre ser consultado antes da suspensão de qualquer medicamento.

Existe algum outro exame para a pesquisa de sangue oculto que não precise de dieta?
Atualmente surgiu uma metodologia que utiliza anticorpos monoclonais para a detecção da hemoglobina humana (proteína da hemácia). Este método chama-se imunocromatografia e além de não requerer a dieta é mais sensível e mais específico do que a pesquisa tradicional que requer a dieta.

Para o exame de rotavírus, como devo proceder para coletar a amostra de fezes?
Qualquer amostra de fezes de qualquer evacuação pode ser colhida em recipiente limpo e seco. O frasco deve ser entregue o mais rápido possível ao laboratório, pois o prazo de análise para a pesquisa deste vírus é de seis horas. Se não puder ser entregue imediatamente, congelar as fezes e transportar em recipiente térmico com gelo.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700