Espaço da Mulher

A mulher pode fazer exames de sangue enquanto menstruada?
Sim. Se há a necessidade de realização de exames durante este período, nada impede que sejam feitos.  Esta informação deve ser dada por ocasião do atendimento.

O período do ciclo menstrual interfere nos resultados dos exames?
Sim. Cada ciclo menstrual vai do primeiro dia de menstruação de um mês até o primeiro dia de menstruação do mês seguinte. Vários hormônios e outras substâncias no sangue apresentam variações durante este ciclo e a correta interpretação dos mesmos dependerá do conhecimento do dia do ciclo menstrual no qual o exame foi feito. Alguns exemplos destes são: estradiol, LH, FSH, 17 hidroxiprogesterona, etc.

Há interferência nos exames de urina se a mulher estiver menstruada?
Sim. Pois o sangue menstrual pode levar à interpretação errônea de alguns exames. Por isso recomendamos que, se possível, a urina não seja coletada durante a menstruação, imediatamente antes ou logo após o término desta, já que nestes períodos, uma pequena quantidade de sangue pode estar presente, mesmo que não percebida a olho nu. No exame denominado EAS ou urina tipo I ou urina parcial, a presença de sangue menstrual poderia levar à interpretação errada de que haveria um problema nas vias urinárias, (como eliminação de sangue na urina). Se a coleta de urina, entretanto, se fizer necessária durante o período menstrual em função de alguma urgência ou se o seu médico assim determinar, esta pode ser coletada adotando-se os seguintes cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal para que o sangue menstrual não se misture à urina.

As orientações de coleta são diferentes para as mulheres grávidas?
Algumas podem ser. Por exemplo, a triagem para diabetes em mulheres grávidas é realizada com um exame denominado Curva glicêmica simplificada, cujas instruções para coleta são diferentes daquelas fornecidas para curvas glicêmicas de  não grávidas.

Os resultados dos exames podem ser diferentes nas grávidas?
Podem. Por exemplo, para alguns hormônios espera-se que os resultados dos exames estejam em níveis diferentes daqueles das não grávidas. Por exemplo, pode-se observar número aumentado de leucócitos, sem que signifique processo infeccioso. 

Quando posso fazer a dosagem de Beta-HCG para obter resultados confiáveis?
O nível de Beta-HCG no sangue, indicativo de gravidez, é atingido de 7 a 10 dias após a fecundação. O período fértil da mulher é no meio do ciclo menstrual – entre o 11º ao 17º dia – (considerando-se mulheres com ciclo regular de 28 dias). Essas variações biológicas no período fértil podem somar até 7 dias. Assim, resultados mais confiáveis somente podem ser obtidos após 14 dias da fecundação. Portanto, resultados negativos obtidos antes desse período ou em mulheres com ciclos irregulares devem ser confirmados com novos exames.   Resultados positivos nos primeiros dias de gravidez devem ser confirmados pela evolução clínica, uma vez que podem ocorrer abortos espontâneos e imperceptíveis nesta fase da gestação.

Posso saber com quantas semanas de gestação eu estou a partir deste resultado?
A dosagem no sangue do beta-HCG não é um exame que se destina a determinar a idade gestacional, para tal, o exame mais indicado é o ultra-som.  

Um homem pode fazer beta-HCG?
Sim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

Posso fazer exames durante a amamentação?
Sim. Se houver a necessidade da realização de exames nesse período, nada impede que sejam feitos.

Se o meu médico  der uma orientação diferente das fornecidas pelo laboratório, qual seguir?  As orientações fornecidas pelo laboratório servem como um padrão de orientação sobre as condições ideais para a realização dos exames. No entanto, o médico pode se deparar com situações que exigem condições especiais. Assim, sempre que o médico fizer uma orientação especial, esta deve ser seguida. O ideal é que esta orientação venha por escrito no pedido médico.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700