Esclerose Múltipla

01.- O portador de EM pode receber vacinas?

Se for necessária a vacinação (por motivo de viagem, epidemia etc.), recomenda-se consulta médica prévia. A indicação deve ser restrita e prudente.

02.- A EM pode ser transmitida aos filhos?

Não deve existir temor de um quadro semelhante nos filhos, visto que a EM não é transmitida geneticamente.
 

03.- O calor influencia nos sintomas da EM?

Muitas vezes o paciente diz sentir-se pior no verão que no inverno, principal e temporariamente, no que diz respeito à intensidade dos sintomas, mas não em relação à evolução global da doença.

04.- E quanto às atividades físicas?

Em principio, é importante manter seus hábitos: atividades físicas são sempre benéficas, desde que feitas com cautela e de acordo com orientação médica. Permaneça em sua atividade profissional sempre e durante o tempo que for possível. O trabalho mental, em particular, não deve ser interrompido, mesmo porque o comprometimento intelectual é habitualmente raro.

05.- E no que concerne às atividades lúdicas e sociais?

As atividades lúdicas vão ajudar a manter a mente ativa e produtiva. Pratique exercícios para memória: leia e faça palavras cruzadas.
Deve-se manter o círculo de amizades, desenvolvendo-o, recebendo visitas, freqüentando restaurantes, cinemas e teatros, praticando exercícios para memória. 

06.- E quanto às atividades sexuais?

Os indivíduos portadores de EM são fisicamente capazes. Com muita freqüência são fatores circunstanciais, psicológicos ou ambientais que prejudicam a vida sexual.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700