Entenda o que é a compulsão alimentar

Podemos pensar na compulsão alimentar como um acontecimento da vida moderna, já que vivemos um momento de super valorização dos objetos de consumo oferecidos como fonte de satisfação imediata. A comida pode ser facilmente utilizada desta forma, por se tratar de algo extremamente disponível em situações cotidianas, eventos sociais e por ser um consumo “lícito”. Porém, o seu excesso pode trazer complicações importantes para a saúde.

O termo compulsão alimentar se refere a essa repetição incessante do ato de comer, de forma indiscriminada e em proporções muito diferentes do que se entende como necessário para satisfazer necessidades fisiológicas. Do ponto de vista psíquico, pode ser entendida como uma busca de satisfação (por meio da comida), na tentativa de compensar as tensões da vida, muitas vezes manifestadas via sentimentos de angústia e ansiedade.

Apesar de serem vivenciados de forma particular por cada pessoa, percebemos com frequência a associação a situações relacionadas a perdas (doença e morte), excessos (compromissos, responsabilidade, trabalho), conflitos nas relações (familiar, conjugal), entre outros.

Diante da constatação destes prejuízos, o caminho esperado seria de interromper este circuito, muitas vezes já automatizado. O que percebemos é que, além dos mecanismos fisiológicos presentes nesse processo, há uma dificuldade em compreender, do ponto de vista emocional, quais são os fatores desencadeadores para que estes também possam ser sanados.

O tratamento psicológico é uma maneira de compreender a busca particular por tais formas de compensação, e a partir disso, construir outras maneiras de enfrentar as dificuldades que permeiam a vida humana, responsabilizando-se pelas suas escolhas e trazendo menos prejuízos ao seu corpo.

Em casos mais graves, é necessário uma avaliação psiquiátrica para verificar a necessidade do uso de medicamentos como forma de tratamento.

Gisele Lins Prado, Psicóloga

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700