Dor nas costas e computador

1) Evite ficar por muito tempo na frente do computador. Faça algumas pausas, como por exemplo, uma pausa de 10 minutos a cada uma hora, ou de 5 minutos a cada meia hora. Descanse a vista olhando para o horizonte. Levante-se da cadeira e exercite um pouco os braços e as pernas.

2) Ajuste a altura e a distância do seu monitor de vídeo. Procure deixá-lo na altura dos seus olhos, evitando, assim, encurvar muito a cabeça e os ombros para baixo. Nunca deixe o monitor acima da altura dos seus olhos.

3) Procure usar uma cadeira com regulagem de altura, para ajustá-la de acordo com o seu tamanho. Os cotovelos devem ficar na altura do tampo da mesa e os pés, inteiramente apoiados sobre o piso. Suas costas devem ficar retas e levemente inclinadas para trás.

4) O local onde você utiliza o computador deve ser bem iluminado. A luz não deve ser dirigida diretamente para seu rosto ou para a tela do computador. Os protetores de tela ajudam a diminuir e a uniformizar a luminosidade.

5) Procure manter os pulsos retos enquanto estiver usando mouse ou o teclado. Em caso de dor insistente, procure um ortopedista.

Organize seus sites favoritos

1) Quando você estiver visitando um site que acha bastante útil e interessante, guarde o endereço no próprio programa que você estiver utilizando para navegar na Internet. Clique em Favoritos e escolha a opção Adicionar a Favoritos.

2) Você pode aceitar o nome sugerido pelo programa para guardar o site ou criar um nome de sua preferência para relacionar ao site.

3) Antes de clicar em OK, você pode escolher a pasta já existente na qual deseja armazenar o site ou criar uma pasta especial para o tema pesquisado. A possibilidade de criar novas pastas ajuda a separar seus sites favoritos por assunto, deixando as buscas futuras mais organizadas.

4) Quando você quiser voltar a um de seus sites preferidos, você pode clicar em Favoritos, escolher a pasta e clicar no nome do site. Ele abrirá automaticamente.

Cuidados com os e-mails

O e-mail é a forma mais simples de se comunicar na internet. No entanto, é necessário estar atento a algumas dicas, para que essa comunicação funcione de maneira eficiente.

1) Seja claro e objetivo

Sempre que estiver preparando uma mensagem para alguém, procure escrever um texto claro e objetivo. Economize o seu tempo e o do destinatário elaborando parágrafos curtos, mas que transmitam de forma fácil as informações importantes. O título no assunto do e-mail também é muito importante. Não deve ser muito longo, mas deve chamar a atenção para o tema do e-mail.

Cuidado também com o tom informal nos e-mails. Algumas pessoas podem não gostar. Pense em quem vai ler a sua mensagem e reserve o tom de intimidade para os amigos. Alguns termos são neutros para quando enviamos um e-mail a alguém que não conhecemos pela primeira vez: “Caro (fulano)”, “Um abraço”, “Atenciosamente,” etc.

Da mesma forma, evite abreviaturas, se você não sabe se o destinatário as conhece. O uso excessivo de abreviaturas pode confundir que vai ler o e-mail.

2) Mantenha a privacidade dos seus contatos

Quando for repassar ou encaminhar um e-mail, apague o nome e o e-mail do amigo que te mandou a mensagem original. Desta forma, você estará protegendo a privacidade do seu amigo.

Se não praticamos o ato de deletar o e-mail de quem envio a mensagem original, o deixamos exposto a diversas pessoas que não o conhecem e que podem usar o contato para envio de lixo eletrônico (spam) ou até vírus.

Da mesma forma, quando escrever ou encaminhar uma mensagem para um número grande de pessoas, coloque os e-mails na cópia oculta (Cco), em vez de deixar no “Para” ou na cópia (Cc). Assim você estará preservando a segurança dos seus contatos.

3) Confirme a veracidade das informações antes de passar adiante

Antes de repassar alguma mensagem comovente, sobre pessoas desaparecidas, verifique se as informações são verdadeiras. O mesmo vale para mensagens com lista de abaixo assinado que pedem nome e RG. Estes e-mails provavelmente são falsos e as informações podem ser aproveitadas por assaltantes, sequestradores, pessoas que clonam celulares etc.

Cuidado ainda com e-mails que parecem ser do seu banco. Aqui no Brasil, os bancos não costumam solicitar confirmação de dados pessoais por e-mail e provavelmente a mensagem que você recebeu é uma fraude. No site do seu banco, verifique também se no rodapé aparece o ícone de um cadeado e clique duas vezes nesta figura; se abrir uma janela com informações sobre a autenticidade do site, a página é segura.

Como pesquisar na internet

A pesquisa por palavra nos sites de busca é a forma mais comum de pesquisa na internet. O problema desta opção é a abrangência do resultado. Se você não quiser tantas opções, refine sua busca, oferecendo mais informações para o buscador, acrescentando mais algumas palavras-chave sobre o tema. Se quiser procurar uma frase específica, coloque-a entre aspas (por exemplo, “Dicas para uma vida mais saudável”).

Outra forma de pesquisar é a busca por diretório, ou seja, por assunto, como Artes e Entretenimento, Negócios, Saúde etc. Esta é uma boa opção para encontrar os sites principais de organizações, temas abrangentes ou comparar sites relacionados a um determinado tema.