Diga adeus ao cigarro

Um dos vícios mais difíceis de ser combatidos, o tabagismo continua fazendo vítimas diariamente em todo o mundo. Mas qualquer pessoa pode parar de fumar, mesmo que já tenha tentado outras vezes, sem conseguir.

Pesquisas mostram que, a cada tentativa séria de se livrar do vício, o dependente fica mais próximo do sucesso, pois aprende com as  dificuldades enfrentadas. E abandonar o tabagismo vale a pena.

Se você parar de fumar agora

Após 20 minutos

A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

Após 2 horas

Não há mais nicotina no seu sangue

Após 8 horas

O nível de oxigênio no sangue se normaliza

Após 2 dias

O olfato e o paladar já percebem melhor os cheiros e os sabores

Após 3 semanas

A respiração e a circulação ficam mais fáceis

Após 5 a 10 anos

O risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou

Passos para abandonar o vício

  • Preparar-se mentalmente: ter a intenção.
  • Informar-se sobre o que fazer em termos práticos: transformar a intenção em ação.
  • Aprender a lidar com as recaídas: reforçar a ação com uma intenção firme.

Preparando-se para parar

Para que sua intenção de parar fique clara, faça uma lista de seus motivos, listamos alguns exemplos.

Por que quero parar?

  • Quero melhorar a minha saúde
  • Não quero que os meus filhos tornem-se fumantes
  • Tenho medo de ter câncer
  • Tenho medo de ter problemas no coração
  • Fumar é de mau gosto
  • Não gosto de ser dependente de nicotina
  • É muito trabalho ir até o fumódromo para fumar
  • Causa mau cheiro
  • Quero poupar o dinheiro que gasto com o vício

Que prazer terei sem o cigarro?

  • Meus filhos vão ter orgulho de mim
  • Vou voltar a apreciar os cheiros
  • A comida terá mais gosto
  • Vou voltar a subir escada sem perder o fôlego
  • Vou gostar mais de mim

Estabeleça um plano de ação

  • Defina o dia para parar de fumar
  • Comunique família, amigos e colegas de trabalho, peça apoio e entendimento

Faça algumas mudanças inspiradoras

  • No ambiente: livre-se do maço de cigarros, cinzeiros e do cheiro de cigarros no seus locais de trabalho, carro e casa
  • Em seus hábitos: não fume nos locais onde você passa muito tempo, como no trabalho ou no carro

Defina que tipo de apoio profissional poderá obter no início

Aconselhamento: aumenta muito as chances de parar definitivamente, segundo mostram estudos científicos. É um auxílio breve e direcionado exclusivamente para você parar de fumar. Exemplo de um programa: psicólogas ou enfermeiras especialmente treinadas aconselham fumantes durante 5 semanas, com encontros de 40 a 60 minutos.

Métodos farmacológicos

Conheça os métodos cientificamente comprovados para ajudar você a parar de fumar:

Uso de Reposição de Nicotina na Forma de Adesivos ou Chicletes

Em forma de adesivo ou chiclete, a nicotina é absorvida pelo organismo através da pele ou da mucosa. É importante contar com orientação médica para definir o melhor método para você, a dose correta e obter o melhor efeito do tratamento que tem por objetivo aliviar o desconforto causado pela abstinência – quando o cérebro não recebe a carga diária da droga com a qual se acostumou ao longo dos anos de vício. Essa falta causa irritação, diminui a concentração, aumenta a ansiedade e pode causar sonolência ou o contrário, insônia. O incômodo é maior nas primeiras 4 a 6 semanas, fase em que se concentram as recaídas.

Novos medicamentos

Recentemente têm sido usados em vários países novos medicamentos para ajudar as pessoas que queiram parar de fumar. Alguns antidepressivos têm se mostrado úteis para ajudar fumantes a deixarem o cigarro, mesmo que não estejam apresentando depressão. O que esses medicamentos produzem é uma diminuição dos sintomas de abstinência da nicotina, tornando o período inicial mais confortável.

Por que é tão difícil parar

Que ninguém se iluda: a nicotina é uma droga poderosa para causar dependência. Atinge o cérebro em questão de segundos, causando sensações de prazer e relaxamento. Dentre as mais de 4.700 substâncias contidas na fumaça do cigarro, a nicotina não é a que mais mata ou gera mais doenças, mas é a que cria o vício. Ou seja: as pessoas fumam por serem dependentes da nicotina e adoecem ou morrem pelas ações das demais substâncias.

Para evitar recaídas

A maioria das recaídas ocorre nos primeiros 3 meses após parar de fumar. Não se deixe abater. Lembre-se: a maioria das pessoas tenta várias vezes antes de se livrar definitivamente do vício. Evite as seguintes situações para não ter uma recaída:

  • Evite ingerir bebidas alcoólicas
  • Evite conviver com outros fumantes
  • Fique alerta ao estado depressivo: se for preciso, peça ajuda a seu médico para combater esse estado de ânimo.
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