Dicas para cuidar da alimentação no inverno

Vivemos em uma época caracterizada pelo aumento na expectativa de vida da população mundial. Com isso, doenças como as cardiovasculares, tornaram-se as causas mais comuns de mortes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

 

  Fato esse, influenciado pela industrialização, pela urbanização e pela mudança no estilo de vida da população, principalmente no que se refere ao hábito alimentar.

 As adequações da alimentação constituem medidas fundamentais para a preservação da saúde e prevenção de doenças. No contexto cardiovascular, e em especial na prevenção do infarto e no controle da hipertensão arterial, a adoção de um estilo alimentar adequado destaca-se como medida básica e essencial.

 A manutenção da alimentação saudável deve ser feita ao longo de todo o ano. Porém, com maior rigor nos meses de inverno. Isso porque cerca de 80% das pessoas ganham em torno de 1 a 2 kilos nos meses de junho, julho e agosto. Quando os alimentos leves são trocados por gordurosos, e os exercícios físicos são deixados de lado.

   Por isso, as recomendações básicas para uma dieta balanceada durante essa época do ano são as seguintes:

 • Alimentação rica em frutas, hotaliças, laticínios com baixos teores de gorduras, fibras e mineirais.
• Redução no consumo de sal. A taxa de consumo diária não deve exceder a 2g de sódio – o que corresponde a 5g de sal de cozinha.

 

  Ademais, os infartos também são mais incidentes em épocas de frio. Decorrentes, em grande parte, da lesão isquêmica, devido a redução de oxigênio. Com o clima frio e consequente diminuição da temperatura corporal, ocorre constrição dos vasos do organismo acarretando redução na oferta de oxigênio.

Desta feita, procure manter uma alimentação balanceada durante todos os dias do ano, com especial atenção aos meses de inverno. Assim, ganhamos em saúde e qualidade de vida.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Colaboração: Gustavo Dutra
Estagiário da Beneficência Portuguesa de São Paulo

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