DIABETES – Perguntas Frequentes

 1) Qual a diferença entre produtos diet  e light ?

Diet significa que este alimento teve uma substituição,  retirada parcial ou total de um  determinado nutriente para dietas específicas.
Produtos light significa que  este alimento teve uma redução de pelo menos 25% do total de calorias de algum  dos nutrientes.

2)Qual o produto  mais indicado para quem  tem diabetes?

Ambos podem ser utilizados, dependerá do total de calorias, carboidratos e lipídios.  Por exemplo: entre  um iogurte diet e light normalmente o diet contêm um teor menor de carboidratos  e calorias, mas o light também pode ser utilizado.  

3) A “ Fenilalanina”, presente em alguns adoçantes, pode trazer prejuízos para saúde humana e para  o paciente com diabetes?

A fenilalanina é um aminoácido não  produzido pelo nosso organismo que causa problemas apenas   em pessoas  que apresentam a doença chamada FENILCETONÚRIA, pois não conseguem metabolizar este aminoácido.

4)O que é gordura trans?

É uma gordura (ácido graxo) resultante do processo  hidrogenação   de óleos vegetais líquidos usado pela industria para torná-los sólidos em temperatura ambiente.

5) Quais os produtos que mais contém a gordura trans?

Alimentos industrializados como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos, pastelaria, gorduras hidrogenadas e margarinas em geral. No entanto, alimentos de origem animal, como a carne e o leite, possuem pequenas quantidades dessas gorduras.

6) O que pode causar o consumo excessivo dessa gordura?

O consumo em excesso  aumenta  os níveis de  LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e diminuem níveis de HDL (colesterol bom), aumentando o risco de doença cardiovascular.

7) Se for consumida em pouca quantidade, a gordura trans também afeta o organismo?

Não existe um valor definido para o seu consumo. Recomenda-se a leitura dos rótulos dos alimentos, identificando quais alimentos são ricos ou não em gordura trans. A partir daí deve-se optar por aqueles que contenham menor teor deste tipo de gordura. A recomendação geral é que não se deve consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia.

8) Quem possui diabetes é pode  comer todos os tipos de frutas?

Sim, é permitido o consumo de todas as frutas, porém deverá ser observado o total de carboidratos e calorias das mesmas.
 
Dra. Ana Cristina Aguiar
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica
Nutricionista do Instituto da criança com Diabetes – Rio Grande do Sul

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700