Como devo me preparar para amamentar?

Você já sabe que, durante o pré-natal, é muito importante fazer uma consulta com o pediatra que acompanhará o nascimento do seu bebê. É nesta consulta que o pediatra poderá conhecer a história gestacional e os possíveis riscos para o momento do parto. Da mesma forma, o pediatra vai esclarecer as dúvidas que você ainda tem e orientar sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido;
Entre estas orientações, está a preparação da mãe para a amamentação.

Cuidando das mamas

Até o momento do parto:

• Dar banho de sol nos mamilos, para revigorar a pele e prevenir fissuras, também conhecidas como rachaduras.

• Lavar os seios (área dos mamilos e aréola) apenas com água, sem usar sabonete, para não retirar a proteção natural desta área.

• Nos casos de mamilos pouco salientes ou até invertidos, usar soutien com pequena abertura na altura dos mamilos.

Imediatamente após o parto:

• A primeira mamada deve ser ainda na sala de parto, na primeira hora de vida.
• Na primeira mamada, o bebê deve estar de frente para a mãe, com a boca bem aberta para abocanhar o mamilo e parte da aréola.

Os pais podem pedir também ao pediatra material escrito e sites informativos (como este) que contenham orientações sobre o aleitamento materno.

Se estiver com receio ou sentindo-se insegura sobre a amamentação, a gestante pode procurar fazer um curso de aleitamento materno que geralmente é oferecido pelos bancos de leite humano, nas unidades de saúde ou ainda pelos serviços preventivos de operadoras de saúde.

Alguns serviços oferecem um curso mais amplo onde, além de orientações para a amamentação, também são apresentados os cuidados iniciais com os bebês, o que fazer diante de situações comuns como cólicas, troca de fraldas e o banho do bebê, além de cuidados com a prevenção de acidentes e vacinas básicas.

Departamento de Aleitamento Materno da SBP

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700