COMO COMPRAR E CONSERVAR OS ALIMENTOS DE MANEIRA ADEQUADA

002

Para que se tenha um prato bonito, colorido e nutricionalmente equilibrado é fundamental saber a procedência dos alimentos, bem como a forma que foram cultivados, armazenados, congelados ou preparados.

Quando você for comprar um alimento é importante estar atento a todas as suas características, para que você tenha certeza de que após o preparo você estará consumindo um alimento saudável, nutritivo e seguro.

As fontes de contaminação dos alimentos podem ser variadas, como água, solo, condições de higiene precária, local de armazenamento, como dos manipuladores de alimentos. Os perigos de se ingerir um alimento contaminado são as doenças que eles podem trazer, as chamadas intoxicações alimentares.

Essas doenças ocorrem na maioria das vezes por más condições de higiene, como não lavar corretamente os alimentos, não cozinhar adequadamente os alimentos, mantê-los armazenados em locais inapropriados etc. Por isso, é essencial ter cuidados na compra, armazenamento e conservação dos alimentos.

Para diminuir as chances de contaminação dos alimentos, procure ficar atenta a alguns pontos, como por exemplo: antes de consumir as hortaliças, lave-as em água corrente e deixe de molho por aproximadamente 20 minutos em 1 litro de água filtrada misturada com 1 colher (sopa) de hipocloreto de sódio, em seguida enxágüe em água filtrada.

Na hora da compra

 É importante visualizar o prazo de validade de todos os alimentos;

 Analise as condições das embalagens, como observar se as latas estão amassadas, com ferrugens, sem estufamento;

 Se os alimentos in natura estão frescos, com aparência adequada, sem amassados, cor específica, textura, brilho, odor etc.

Na hora de armazenar

 Após abrir um produto, coloque-o em outra embalagem limpa e com identificação adequada (nome do produto, data de validade);

 Armazene-o como indicado na embalagem ou seguindo as orientações: alimentos refrigerados devem estar armazenados em temperatura até 6ºC e alimentos congelados devem estar armazenados em temperatura inferior a -18ºC;

 Coloque sempre os alimentos com data de validade pequena na frente daqueles com data de validade maior;

 Não armazene alimentos crus com os prontos para o consumo;

 Após a cocção, os alimentos devem ser mantidos em temperaturas que não favoreçam a multiplicação bacteriana. Para conservá-los quentes devem ser mantidos em uma temperatura de 60ºC, por no máximo 6 horas;

 O resfriamento do alimento preparado deve ser realizado de forma gradual em até duas horas, para que depois possa ser refrigerado.

Na geladeira, organize os alimentos da seguinte forma:

 Alimentos prontos para o consumo ou que já foram cozidos: nas primeiras prateleiras, na parte de cima da geladeira;

 Alimentos semi-prontos: nas prateleiras intermediárias da sua geladeira; Alimentos crus: na parte de baixo da geladeira.

Cyber Diet elaborou uma tabela com dicas para você comprar e conservar alguns alimentos de forma adequada.

 

 

Captura de Tela 2015-11-27 às 11.39.54

Obs.: Mantenha carnes, aves ou peixes em refrigeração se forem utilizados no dia ou no dia seguinte à compra.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700