Benefícios da massagem vão além da pele

Os voluntários que receberam a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse cortisolUma boa massagem faz mais que apenas relaxar seus músculos? Para descobrir, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, recrutaram 53 adultos saudáveis e aleatoriamente submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 24 a uma sessão de massagem leve.

Foram inseridos cateteres intravenosos em todos os participantes, para que amostras de sangue fossem colhidas imediatamente após a massagem e novamente uma hora depois.

Para sua surpresa, os pesquisadores, patrocinados pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde, descobriram que uma única sessão de massagem causava alterações biológicas.

Os voluntários que receberam a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse cortisol no sangue e saliva, e no nível de vasopressina, um hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico.

Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da ocitocina, um hormônio associado ao contentamento, maiores que no grupo da massagem sueca, e reduções mais acentuadas do hormônio adrenocorticotrófico, que estimula as glândulas adrenais a liberar cortisol.

O estudo foi publicado online em “The Journal of Alternative and Complementary Medicine”.

O principal autor, Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, afirmou que as descobertas eram “muito intrigantes e instigantes isso porque sou um cético”.


Autor: The New York Times 
Fonte: Site Folha 

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700