Acostumado a ouvir música alta no carro? Saiba quais são os danos causados à sua saúde

Com certeza, você já deve ter visto na rua um carro com a música no último volume, que você pode ouvir a quilômetros de distância, e dentro uma ou mais pessoas, como se nada estivesse acontecendo…nestas horas, a pergunta mais comum é: “Será que esse som, tão alto, não faz mal para a saúde”?

A resposta é sim, faz mal! A potência das caixas de som pode causar perdas irreparáveis na capacidade auditiva.

O nível de 50 decibéis é o indicado como saudável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e equivale a uma conversa normal entre duas pessoas. Segundo a fonoaudióloga Hilka Bueno, do Centro Auditivo Audisom, muitos jovens costumam colocar o som dos carros mais alto do que o indicado a fim de chamar a atenção de quem passa na rua, porém, não imaginam que poderão causar danos irreversíveis aos ouvidos daqui alguns anos se mantiverem o hábito.

Se o som parece alto para quem está na rua, imagine para o motorista e os passageiros? A exposição constante a esses ruídos com nível superior a 50 decibéis faz com que as pessoas percam a sensibilidade auditiva.

“A orelha humana suporta no máximo, a intensidade de 85 decibéis. Todo som acima disso é passível de lesão”, ressalta a Dra. Hilka. Ela informa ainda que, em casos extremos, essa exposição pode chegar a causar surdez.

Potência e qualidade sonora

A sugestão da especialista para quem não abre mãos da música no carro é, em primeiro lugar, procurar um bom profissional para fazer o serviço, assim ele projetará previamente e fará as medições recomendadas na potência dos ruídos. O som deve ser bem equalizado para dar uma sensação acústica agradável. E lembre-se: não precisar exagerar no volume!

Para quem já está acostumado com o som alto, a recomendação é diminuir aos poucos o volume, até se acostumar. É uma questão de saúde e bom senso. “Além da diminuição da sensibilidade auditiva, a intensa exposição aos altos sons pode gerar stress, fadiga, zumbidos, tontura, irritabilidade e até depressão”, explica a fonoaudióloga.

Pesa também na saúde financeira….

Quem ouve som a uma altura exagerada, também está sujeito a multas. Isso porque as músicas em volume muito alto impedem que o motorista ouça buzinas de outros veículos, sirenes de emergência, além de aumentar a poluição sonora nas ruas.

Motoristas flagrados com o nível do som maior de 104 decibéis (falta considerada grave) terão que pagar R$ 127,69 e receberão cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O nível vale para medições realizadas a meio metro de distância.

2010 / 2016 - Laboratório central | Todos os direitos reservados - SAC 37 3222-7700